468x60 Ads

sábado, 16 de abril de 2011

18 de Abril Dia Nacional do Livro Infantil



Monteiro Lobato

Em 18 de abril de 1882, em Taubaté -SP, nasce Monteiro Lobato. Juca, como era chamado, gostava muito da biblioteca do avô, o Visconde de Tremebé, onde leu tudo o que havia para crianças, em língua portuguesa, na época. 
No colégio funda jornais, onde escreve o que pensa, agrade ou não. Como a Emília que ele vai inventar alguns anos depois.
Aos 15 anos perde o pai e aos 16, a mãe. Aos 18 anos queria cursar a Escola de Belas-Artes, mas vai para a faculdade de Direito, obrigado pelo avô. Em 1908 casa-se com D. Purezinha, Maria Pureza da Natividade, com quem teve quatro filhos.
Ao falecer em 1918, seu avô deixa como herança a Fazenda Buquira, onde Lobato escreve o Jeca Tatu, um símbolo do morador do sertão.
Volta para a capital e funda a primeira editora nacional a Monteiro Lobato & Companhia, onde edita seus livros e os de outros autores famosos e iniciantes. Em 1921, publica A menina do narizinho  arrebitado. Aqui começa a literatura brasileira pra crianças, com a turma do Sítio do Picapau Amarelo.
Impressionado com o progresso da tecnologia, que conhece nos Estados Unidos, volta pregando a redenção do Brasil pela exploração do ferro e do petróleo. Foi perseguido e preso porque teimava em dizer que no Brasil havia petróleo ( e tinha toda razão).
Desgostoso com os adultos, volta a escrever para as crianças, quando o Sítio do Picapau Amarelo ganha o seu jeito   definitivo, exatamente como você leu em Caçadas de Pedrinho.
Monteiro Lobato falece a 4 de julho de 1948, e a avenida onde fica o cemitério da Consolação, em São Paulo recebe 5000.000 pesssoas que sentiam a perda de um grande amigo. Isso aconteceu numa cidade que tinha cerca de 2 milhões de habitantes.
Mas cada vez que uma crinça ( de qualquer idade) "conversar" com a Emília, lendo um livro de Lobato, vai ouvir a voz do seu autor incentivando a liberdade de imginação, o prazer de ler.

Monteiro Lobato. Caçadas de Pedrinho. São Paulo. Global, 2003. p. 95-( Coleção Literatura em Minha Casa).

0 comentários:

Postar um comentário